segunda-feira, 22 de junho de 2009

Derme e Hipoderme

Derme


A derme é a camada profunda da pele dosvertebrados e é o tecido conjuntivo que sustenta a epiderme.É nesta camada que se encontram as raizes dos pêlos , além das glândulas sudoríparas, das glândulas sebáceas, das fibras colágenas, fibras elásticas e dos corpúsculos táteis.
É a camada interna da pele onde começa a irrigação sanguinea e a terminação nervosa.Além disso a derme é formada por células mergulhadas em uma substância gelatinosa, as fibras, que são ricas em proteína. Uma dessas fibras é feita de colágeno e a função das fibras é dar resistência e elasticidade ao corpo.




A derme é subdividida em duas camadas: a camada papilar em contacto com a epiderme, formada por tecido conjuntivo frouxo, e a camada reticular, constituída por tecido conjuntivo denso não modelado, onde predominam as fibras colagenosas.
É na derme que se localizam os vasos sanguíneos e linfáticos que vascularizam a epiderme e também os nervos e os órgãos sensoriais a eles associados. Estes incluem vários tipos de sensores:
1-Corpúsculo de Vater-Pacini, sensíveis à pressão.
2-Corpúsculo de Meissner com função de detecção de pressões de frequência diferente.
3-Corpúsculo de Krause, sensíveis ao frio (pele glabra).
4-Orgão de Ruffini, sensíveis ao calor.
5-Célula de Merckel, sensíveis a tacto e pressão.
6-Folículo piloso, com terminações nervosas associadas.
7-Terminação nervosa livre, com dendritos livres sensíveis à dor e temperatura.


Hipoderme
Tecnicamente, já não faz parte da pele. É constituído por tecido adiposo que protege contra o frio.
É um tecido conjuntivo frouxo ou adiposo que faz conexão entre a derme e a fáscia muscular e a camada de tecido adiposo é variável à pessoa e localização.
Funções: reservatório energético; isolante térmico; modela superfície corporal; absorção de choque e fixação dos órgãos.
Camadas
-Areolar: superficial; adipócitos globulares e volumosos e numerosos e delicados vasos.
-Lâmina fibrosa: separa a camada areolar da lamelar.
-Lamelar: mais profunda; aumento da espessura com ganho de peso (hiperplasia).



7 comentários: